Cirurgias

Essa é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.

Dor no Terceiro molar – siso – e agora, o que fazer?
O dente siso, como é popularmente chamado, é o terceiro molar. A arcada do ser humano possui 32 dentes. Sendo que 28 deles erupcionam, em média, até os 13 ou 14 anos de idade. São 8 incisivos (dentes da frente) 4 caninos, 8 pré-molares ( os dois dentes logo atrás dos caninos) e 8 molares (os maiores). Dos 17 aos 20 começa a erupção dos últimos molares, os sisos. Esta média de idade varia muito.

O que é pericoronarite?
Normalmente quando o siso irrompe fica um espaço entre a gengiva e o dente. Este espaço pode ser profundo ou não, de qualquer forma, poderá se desenvolver bactérias causando dor e edema (inchaço). Quando fechamos a boca o dente oposto toca na gengiva do siso inchada ocasionando mais dor. Este edema pode agravar-se, pois é causado por uma infecção, ocasionando dificuldades para abrir a boca, inchaço no rosto, dor inclusive próximo ao ouvido, febre, dificuldade na deglutição e, dependendo da intensidade, hospitalização.

Tratamento: Deve-se ir ao dentista imediatamente. Vai ser avaliada a necessidade de medicamentos como antibióticos ou apenas uma limpeza local. Como as bactérias que se desenvolvem no espaço entre gengiva e o dente são anaeróbicas, ou seja, se multiplicam sem a presença de oxigênio, se bochecharmos água oxigenada 10V haverá uma melhora. Mas isto deverá ser indicado pelo dentista. Após o processo infeccioso ceder, será avaliado a remoção do siso ou corte da gengiva em excesso ao redor ou sobre o dente.

Posso deixar o siso incluso e nunca removê-lo?
Sim. Mas, deverá ser acompanhado anualmente por radiografia. A permanência do siso poderá ocasionar dano a raiz do dente vizinho ( segundo molar) pela sua proximidade. Outras alterações poderão ocorrer assim, é imprescindível uma consulta e acompanhamento pelo cirurgião-dentista.

Meus sisos nasceram, preciso extraí-los mesmo assim?
O profissional odontólogo irá avaliar, entre outros fatores, se o posicionamento de algum ou de todos os quatro dentes estão corretos. Se você morde a bochecha constantemente, se você consegue fazer a higienização com uma correta escovação e fio dental, se necessita movimentar o segundo molar com aparelho ortodôntico entre outros.

Só tenho 1 siso ou não tenho os 4 preciso removê-los?
Normalmente quando não existe ou será extraído 1 siso o correspondente superior ou inferior deverá ser removido. Pois o dente sem contato com o antagonista (da arcada oposta) deve extruir (¨crescer¨) naturalmente até o ponto que toca na gengiva oposta e começa a machucá-la, assim, estará indicada a extração.

Vou colocar aparelho devo extrair os sisos antes? Não. O aparelho ortodôntico e seu tratamento poderá ser iniciado independente da presença dos sisos inclusos ou erupcionados. Em algumas situações o Ortodontista poderá solicitar a remoção do dente vizinho, o segundo molar, se este estiver com alterações como restaurações extensas ou tratamento de canal não satisfatório ou por fazer. Se o siso estiver numa posição e tamanho favoráveis poderá ser feita a substituição entre o segundo molar e o siso. Esta substituição é feita com aparelho ortodôntico. Existe também uma situação em que precisamos verticalizar os molares ou movimentá-los um pouco em direção ao siso incluso, neste caso será solicitada a remoção do siso em questão.